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Fernando Cortezi/01 de ago. de 2018

Regras de Ouro para o Sucesso do Empreendedorismo — Parte I

Julia adora tapioca. Não é fácil comprar tapioca nas proximidades de onde ela mora. Vários amigos da Julia também gostam desta iguaria, então ela decidiu investir sua poupança e boa parte do seu tempo e energia para criar e abrir a Tapioca da Julia. Agora Julia é uma empreendedora, alguém que cria e gerencia um negócio, no caso dela, uma loja de deliciosas tapiocas.

Seu negócio rapidamente atraiu muitos clientes e desta forma Julia contratou sua amiga Maria para trabalhar parte do tempo no seu negócio. Maria criou uma nova e deliciosa receita de tapioca com doce de leite e raspas de limão. Julia arriscou parte de seu dinheiro na compra de ingredientes e arriscou-se com a possibilidade de seus clientes não curtirem a tapioca ou de não vender o necessário para cobrir os custos e lhe render algum dinheiro. Mas foi um sucesso. As vendas decolaram, Maria recebeu um aumento de salário como recompensa, porém a Julia se beneficiou mais, pois ela é a dona do negócio.

Logo a Julia estava pronta para contratar mais duas amigas para trabalhar no negócio. Ela se engajou em campanhas para erradicação da fome e organizou uma horta comunitária. Isto acabou levando ainda mais clientes para a Tapioca da Julia.

Com o passar do tempo, Julia conseguiu poupar dinheiro o suficiente para abrir uma segunda loja. O sucesso do seu negócio atraiu um investidor, que colocou dinheiro no negócio em troca de uma parte dos lucros. Quando as pessoas investem no mercado de ações elas fazem a mesma coisa, ou seja, comprando ações lhes dão direito de propriedade de uma parte da empresa.

Com o dinheiro do investidor, Julia pôde abrir uma pequena rede de lojas de tapioca. Como ela manteve um bom controle de suas finanças ela foi capaz de mostrar que seu negócio era lucrativo e, como resultado, ela acabou vendendo o negócio por um bom dinheiro. O sócio investidor recebeu parte deste dinheiro e Julia usou o restante para viajar, comprar uma casa e ajudar a sua família. Ela também começou a investir em imóveis.

Todos nós somos empreendedores

A história de sucesso da Julia tem sido repetida por muitas pessoas e ela pode ser a sua história também. Começar um novo negócio, mesmo que seja bem pequeno, significa ter algo que é seu. A propriedade gera um efeito psicológico poderoso. Ela melhora a autoestima e o faz sentir conectado ao mundo.

Mesmo se você é um vendedor de loja de um shopping ou um garçom, você deve pensar como um dono de um negócio porque você está vendendo o seu tempo, que é seu! Portanto, somos todos empreendedores. Nós vendemos nosso tempo, nossa energia e conhecimento a fim de ganhar a vida. Você é o dono do negócio que está em você, que é você, a sua própria pessoa!

No negócio que é a sua própria pessoa, você está se esforçando bastante para vender os produtos ou serviços mais valiosos que você pode oferecer para a sua comunidade/sociedade? Ou você está ganhando um salário miúdo por um trabalho chato e sem fim?

Mesmo que você decida não se tornar um empreendedor em tempo integral como a Julia, aprender sobre como criar e tocar um negócio o fará ser mais esclarecido financeiramente. Além disso, você aprenderá a direcionar seu foco em atividades que potencialmente podem lhe dar mais chances de obter mais dinheiro e diversão.

Pensar como um empreendedor pode também ajudá-lo a tomar decisões mais inteligentes acerca de como gerenciar o dinheiro que você ganha. Isto inclui manter um bom registro de seus ganhos e gastos, fazer compras de forma inteligente, investir em aplicações financeiras que lhe permitem ganhar mais dinheiro e fazer o planejamento de sua aposentadoria.

Aprender sobre empreendedorismo inspira as pessoas a desenvolverem uma visão para as sua vidas. Visão é uma imagem do que você deseja ser no futuro. Que tipo de vida você quer? Quais são as coisas mais importantes para você? Uma vez tendo desenvolvido a visão, os princípios do empreendedorismo podem também ajudá-lo a criar uma missão. A missão é uma declaração sobre o porquê você deseja alcançar a estabelecida visão, ou seja, qual é a sua razão de ser? Por fim, o conhecimento sobre o empreendedorismo requererá que você trace estratégias sobre como você pode chegar lá na sua visão de futuro.

Antes de sua jornada empreendedora é muito importante que você conheça algumas regras de ouro que lhe ajudarão a trilhar um caminho melhor. O caso da Tapioca da Julia e esta introdução já lhe oferecem muitas pistas sobre tais regras. Este artigo e outros que estão por vir lhe abrirão os olhos sobre o que de essencial você precisará saber para seguir adiante como um empreendedor com maiores possibilidades de sucesso.

Regras de Ouro do Empreendedorismo

Conhecer bem o mercado de forma única

Um fator chave para o sucesso do empreendimento é conhecer o mercado onde você irá atuar, ou seja, as pessoas para quem você irá servir melhor do que qualquer outro. O seu mercado pode ser, por exemplo, seus amigos, vizinhos, colegas de turma ou colegas do seu trabalho. O mais importante é saber o que essas pessoas querem comprar ou que necessidades elas têm ou ainda que problemas que elas precisam resolver.

Julia conhecia sua vizinhança muito bem. Ela sabia que não havia lugar algum que oferecia tapioca na região. Ela também sabia que seus amigos da vizinhança se reuniriam em um lugar onde as deliciosas tapiocas que ela poderia fazer seriam vendidas. Com um inigualável conhecimento sobre o mercado, Julia foi capaz de abrir um negócio muito bem sucedido.

Como a Julia, você pode desenvolver um conhecimento inigualável acerca do mercado e, com inteligência e criatividade, fazer um bom proveito disso. O que as pessoas no seu mercado precisam? O que elas querem? O que elas gostam? Você pode (e deve) conhecer o seu mercado melhor do que qualquer outra pessoa. Empreendedorismo nada mais é do que conectar suas idéias de negócios com o seu mercado.

A boa notícia sobre o empreendedorismo é que o seu sucesso não é limitado por suas habilidades ou educação. Você nunca deve pensar que você não é bom o suficiente, criativo o suficiente ou inteligente o suficiente para ser bem sucedido. Sua criatividade e inteligência não têm limites, desde que você as utilize. Saiba porém que há riscos no meio do caminho do empreendedor e você precisa saber lidar com eles.

Assumir riscos

Como donos do seu negócio, empreendedores têm que ter controle sobre o dinheiro que eles fazem. Eles também têm a palavra final nas decisões acerca do seu negócio. Empreendedores são, portanto, os responsáveis pelo sucesso ou fracasso de seus negócios.

O negócio da Julia foi bem sucedido. Desta maneira, Julia foi capaz de contratar a Maria e tantos outros empregados. É assim, sendo bem sucedidos, que os empreendedores geram empregos e é por esse motivo que os empreendimentos são considerados os motores da economia. O sucesso ou a busca do sucesso do empreendimento é portanto o que há em comum entre empreendedores e empregados.

Quando um empreendedor começa um novo negócio, toma riscos significativos. Risco é a chance de se perder algo. Um empreendedor investe dinheiro, tempo e energia, esperando ser recompensado com dinheiro, satisfação com o trabalho, com uma boa relação com a comunidade e outras coisas que ele ou ela dão valor. O risco existe na medida em que o empreendedor pode perder o dinheiro que ele colocou no negócio, tendo desperdiçado energia e seu tempo. Assumir ou não riscos é o que fundamentalmente distingue empreendedores de empregados.

A relação entre risco e recompensa é direta, quanto maior o risco maior a recompensa e vice-versa. Observe o pequeno risco assumido pela Maria, empregada da Julia da Tapioca. Maria assumiu um pequeno risco ao desenvolver uma nova receita de tapioca. O risco seria da Julia, sua chefe, não gostar da receita. Maria, porém, não arriscou muito mais, pois não gastou seu dinheiro nos ingredientes necessários para fazer a tapioca com doce de leite e raspas de limão. A Julia não despediria a Maria se a nova receita não se tornasse popular. Dado que o risco da Maria foi pequeno, sua remuneração também foi. Ela recebeu um pequeno aumento de salário com o sucesso da nova receita.

Julia, no entanto, arriscou sua poupança e muito do seu tempo e energia na sua loja. Ela fez isso na esperança de ganhar bastante dinheiro com o seu negócio. O risco da Julia foi maior do que o da Maria, portanto o potencial de recompensa foi também maior. Se a loja de tapioca tivesse fracassado, a Julia teria perdido todo o seu tempo, energia e o dinheiro que ela colocou no negócio.

Como você pôde ver neste exemplo, empreendedores tomam riscos. Se você enfrentou uma infância difícil ou experimentou outros desafios na vida, tenha ânimo. Muitos empreendedores bem sucedidos tiveram uma infância difícil que os equipou com a habilidade de lidar com o risco e a incerteza inerentes ao empreendedorismo. Se você não teve estes percalços é possível aprender a gerir riscos através de uma boa leitura, treinamento e a boa prática virá com a experiência.

Outras regras de ouro

Conhecer bem o mercado, lidar-se com riscos, incerteza financeira e escassez de recursos são competências que podem ser ensinadas. Podemos também aprendê-las dedicando-se ao empreendedorismo. Quanto mais você aprende sobre gestão de negócios, melhor você irá lidar com o stress inevitável que acompanha o empreendedorismo e a arte de ganhar e gerir o dinheiro.

Você poderá aprender tudo sobre o empreendedorismo, desde como se desvencilhar da burocracia da abertura da empresa até a gestão do crescimento do seu negócio, passando por como gerir atividades de marketing, vendas, finanças e muitas outras, tão necessárias para o sucesso do seu empreendimento. Outras valiosas regras de ouro, fundamentais para você ter êxito em seu empreendimento serão aos pouquinhos compartilhadas com você aqui. Não perca a segunda parte do artigo aqui neste link.