article cover

Fernando Cortezi/16 de nov. de 2018

Regras de Ouro do Sucesso do Empreendedorismo — Parte Final

Na primeira parte deste artigo, vimos o caso em que Julia identificou uma oportunidade no mercado, investiu seu tempo, energia e dinheiro para criar o seu próprio negócio. Sua visão de mercado, sua capacidade de organizar o funcionamento e as finanças de sua loja, sua habilidade para atender bem os seus clientes, sua sensibilidade e competência de através do seu negócio cuidar também de questões de sua comunidade (no caso dela, o engajamento em campanhas para erradicação da fome e organização de uma horta comunitária), seu espírito empreendedor (que se manteve vibrante ao longo de sua jornada), atraindo capital de investidores, tudo isso constituiu algumas das regras de ouro do sucesso do empreendedorismo vistas na primeira parte deste artigo.

Na segunda parte desta série de artigos, vimos que Julia obteve lucros a partir do bom uso de recursos escassos. Embora nem todos os empreendimentos sejam bem sucedidos, para o empreendedor o fracasso é sinônimo de um novo recomeço com lições aprendidas. Vimos que o empreendedor precisa saber lidar com os potenciais e altos riscos e recompensas do empreendedorismo.

Para concluir esta série de artigos, você saberá que riscos e recompensas principais são estes, poderá avaliar se você, candidato a empreendedor, tem perfil adequado para avançar ou se precisará se desenvolver em algum aspecto importante para enfrentar esta missão. Por fim, você saberá, através do caso da Áurea Laurentino, que qualquer um, em qualquer lugar, pode começar um pequeno negócio.

Os Prós e Contras do Empreendedorismo

Ao ler os prós e contras listados abaixo, pense no que você quer na vida. Certamente a regra número um do sucesso do empreendedorismo é identificar o quanto antes se você tem perfil e se de fato você quer ser empreendedor. Quais são suas prioridades? Se você quer ser independente, trabalhar duro, construir sua própria fortuna e você não tem medo de assumir riscos ou até mesmo fracassar, o empreendedorismo pode ser para você!

Prós do Empreendedorismo

Independência: donos de empresas não precisam seguir ordens ou trabalhar por um determinado número de horas definido por lei ou por outra pessoa. O empreendedorismo lhe dá a oportunidade de provar que você pode realizar muitas coisas no seu tempo. Na década de 1960, Thomas Burrell passou a acreditar que, por ser afro-americano, não importava o quão bom ele fosse em seu trabalho de publicidade, pois ele não seria promovido pela agência de propaganda que o empregava. Ele se demitiu e fundou sua própria empresa, a Burrell Communications Group. Hoje, sua agência de publicidade tem uma receita anual de mais de US$ 60 milhões.

Satisfação: transformar uma habilidade, um hobby ou outro interesse em seu próprio negócio pode ser muito satisfatório. Em 1948, um fotógrafo amador chamado Edwin Land criou uma câmera que imprimia fotos em menos de sessenta segundos. Ele fundou a Polaroid Corporation e transformou seu amor pela fotografia em um negócio multimilionário. Apesar dos avanços tecnológicos, em especial dos smartphones, a marca Polaroid é uma empresa e uma marca respeitada no mundo inteiro.

Recompensa financeira: Boa parte, se não a maioria das grandes fortunas foi construída por empreendedores. Inúmeras pequenas empresas cresceram e transformaram-se em grandes empresas que produziram fortunas para seus proprietários. Os empreendedores também criaram fortunas vendendo seus negócios quando se tornam lucrativos. Nick D’Aloisio, jovem inglês de apenas dezessete anos, por exemplo, vendeu o aplicativo Summly, desenvolvido por ele, para a gigante Yahoo! por US$ 30 milhões em 2013.

Auto-Estima: Saber que você criou algo valioso pode lhe dar uma forte sensação de realização. O primeiro trabalho do magnata do petróleo afro-americano Jake Simmons Jr. foi como carregador de malas. Quando um passageiro branco disse a ele: “Garoto, venha aqui e pegue minhas malas!” Simmons disse ao homem que ele se ressentia de ser chamado de “Garoto”. A resposta do homem foi: “Jovem rapaz, se você não quer ser chamado de garoto, então não faça o trabalho de um garoto, porque garotos carregam malas para homens”. Simmons ficou tão abalado que deixou o emprego assim que pôde, determinado a ser o seu próprio patrão. Ele criou o conglomerado petrolífero de participações minoritárias mais bem-sucedido do mundo, a Simmons Royalty Company.

Contras do Empreendedorismo

Risco de Fracasso: Sendo empreendedor você arrisca a perder não apenas seu próprio dinheiro, mas também o dinheiro dos outros, que investiram no seu negócio. Mas com vimos, o fracasso proporciona ao empreendedor a oportunidade de começar de novo, com todo o conhecimento e experiência adquiridos com o empreendimento anterior.

Obstáculos: Empreendendo, você terá problemas que devem ser resolvidos por você mesmo, muitas vezes sozinho. Você pode enfrentar o desânimo da família e dos amigos. A família de Liz Claiborne era contra que ela se tornasse uma designer de moda e que ela começasse seu próprio negócio. Seu pai temia que o mundo dos negócios fosse muito duro com ela. Ela provou que o seu pai estava errado ao construir a Liz Claiborne Inc., uma empresa de roupas de bilhões de dólares.

Solidão: Pode ser solitário e até um pouco assustador ser completamente responsável pelo sucesso ou fracasso do seu empreendimento. No início dos anos 1900, Madame C. J. Walker viajou pelos Estados Unidos sozinha por dois anos, promovendo seus produtos de cuidados para o cabelo, uma atitude corajosa naqueles dias, para uma mulher negra, viúva e com pouca educação. Ela se tornou a primeira milionária do sexo feminino nos Estados Unidos.

Insegurança Financeira: Como dono de uma empresa, você não tem garantia de salário ou benefícios. Você nem sempre terá dinheiro suficiente para se sustentar bem. King C. Gillette inventou o barbeador descartável e fundou a Gillette Company, que hoje é um negócio de bilhões de dólares. Em 1901, porém, a incipiente empresa da Gillette tinha uma dívida de US$ 12.500, o que era muito dinheiro naquela época. Como Gillette recordava, “nós fomos colocados na parede, tendo nossos credores alinhados na frente esperando o sinal para disparar”. Gillette conseguiu obter financiamento de um milionário e salvou a empresa. Um empreendedor pode enfrentar desafios financeiros tão intensos como esses muitas vezes.

Longas horas: Você provavelmente vai trabalhar longas horas para fazer o seu negócio decolar. Alguns empreendedores trabalham seis ou sete dias por semana. Durante os primeiros anos de criação dos restaurantes McDonald’s, Ray Kroc trabalhou cerca de oitenta horas por semana. Seu lema era simplesmente “Bota pressão”.

Como você pode perceber, os prós e contras do empreendedorismo geralmente representam dois lados da mesma moeda. O trabalho árduo de estabelecer e gerir o seu próprio negócio pode fazer com que você tenha grandes recompensas financeiras e auto-estima. Embora você possa enfrentar solidão, insegurança financeira e outros contratempos, à medida em que você supera esses obstáculos, você se tornará uma pessoa muito mais forte. Mesmo que o seu negócio por ventura fracasse, você ganhará uma valiosa experiência de negócios e o seu próximo negócio terá muito mais chances de sucesso.

O Caso da Áurea Laurentino

Você pode ter receio de não ter dinheiro, tempo ou experiência suficientes para criar e administrar a sua própria pequena empresa. Mas Áurea Laurentino, que administra uma empresa de revenda de roupas chamada Moda D'ouro, nos ensina que sempre é possível iniciar seu próprio negócio, mesmo que haja muitas dificuldades para isso. Veja o que este caso da Áurea nos ensina.

Aos dezenove anos, Áurea começou sua empresa enquanto frequentava a faculdade e cuidava de suas duas filhas pequenas e do filho recém-nascido. Antes de começar sua empresa, Áurea não sabia nada sobre administrar um negócio e tinha muito pouco dinheiro. Ela estava vivendo uma vida difícil de uma mãe solteira com três filhos. Mas hoje ela é uma empreendedora de sucesso.

Áurea adorava roupas da moda, mas onde ela morava as lojas nem sempre vendiam as últimas tendências. Durante uma aula de empreendedorismo, Áurea fez uma viagem de campo a um distrito de roupas por atacado, algo como o polo de modas que temos no distrito de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Áurea ficou surpresa com o fato de que os preços no atacado são muito mais baixos do que os preços das lojas de departamentos.

Durante a sua visita ao distrito atacadista, Áurea descobriu que tudo o que ela precisava para comprar de um atacadista era um número de identificação fiscal, o cadastro nacional de pessoa jurídica, o famoso CNPJ. Qualquer pessoa pode solicitar um CNPJ, como pode ser visto nesse artigo publicado no Business Drops.

Áurea sabia que havia muitas jovens em sua cidade que adorariam comprar a última moda a preços razoáveis. Áurea decidiu comprar roupas por atacado e vendê-las para suas vizinhas. Ela convidou uma dúzia de amigas para sua casa para uma festa de compras de roupas. Se ela vendesse as roupas, ela poderia continuar oferecendo novos estilos a preços mais baixos do que as lojas de sua cidade estavam cobrando.

Antes de visitar o distrito atacadista novamente, ela coletou informações de tamanho e pedidos especiais de suas doze amigas. As clientes da Áurea têm condições e prazer em pagar a diferença entre o custo do atacado e os preços que ela cobra porque estão ainda fazendo um ótimo negócio.

Áurea tinha medo de ter que comprar grandes quantidades dos atacadistas, mas descobriu que a maioria aceita vender dois ou três itens. Eles gostam de lidar com a Áurea porque ela não pede crédito. Ela paga integralmente quando faz suas compras.

Áurea revende as roupas pelo dobro do preço de atacado e ainda assim seus produtos são mais baratos do que no shopping de sua cidade. As vendas são feitas na sua casa ou em visitas às casas dos clientes. As amigas e vizinhas de Áurea ficam felizes em terem uma alternativa menos dispendiosa do que o shopping local, além de gostarem de fazer compras em um ambiente divertido e intimista.

Seguindo a regra simples “compre baixo, agregue valor e venda alto”, Áurea criou um pequeno negócio de sucesso. Como a Áurea diz, “quem pensaria que uma mãe adolescente com três filhos poderia ter seu próprio negócio e se formar na faculdade?” Depois de terminar a faculdade, Áurea planeja abrir sua própria butique de roupas. Ela espera que seu sucesso inspire o ressurgimento de pequenos negócios em sua comunidade.

Ninguém nasce com todas as características necessárias para ser um empreendedor de sucesso. Mas se você mantiver uma atitude positiva, acreditar em si mesmo e com disciplina fizer um bom uso das regras de ouro expostas nesta série de artigos, poderá desenvolver as qualidades necessárias para ter sucesso.

Características de empreendedores de sucesso

Na lista a seguir, observe os traços de personalidade que você já possui e se pergunte: como você pode aprimorar as qualidades que preciso desenvolver?

  • Coragem: disposição para correr riscos, apesar de possíveis perdas.

  • Criatividade: inventando novas maneiras de fazer as coisas; pensando fora da caixa.

  • Curiosidade: desejo de aprender e fazer perguntas.

  • Determinação: recusa de desistência, apesar dos obstáculos.

  • Disciplina: capacidade de manter o foco e seguir um cronograma para cumprir prazos.

  • Empatia: sensibilidade aos pensamentos e sentimentos dos outros.

  • Entusiasmo: paixão e ânimo no trabalho e nos relacionamentos.

  • Flexibilidade: capacidade de se adaptar a novas situações; vontade de mudar.

  • Honestidade: compromisso de ser confiável e sincero com os outros.

  • Paciência: reconhecimento de que a maioria dos objetivos não são alcançados da noite para o dia.

  • Responsabilidade: responsabilidade por suas decisões e ações; não culpando os outros

Tente!

Entreviste um pequeno empresário ou uma pequena empresária em sua comunidade. Peça a este empresário para compartilhar histórias de sucessos e fracassos e, se possível, compartilhe conosco. Pergunte quais características ou habilidades pessoais mais contribuíram para o seu sucesso. Pergunte o que o dono faria diferente se ele ou ela estivesse iniciando o seu negócio hoje.

Empreendedores de sucesso cultivam deliberadamente uma atitude positiva. Isso não deve significar que você deva ver o mundo através de um óculos cor de rosa e negar a realidade. Mas em vez de ver uma situação como um problema, encare-a como uma oportunidade. Isso ajuda a encontrar soluções com mais facilidade do que pensando negativamente.

Pense na sua própria experiência. O pensamento e as palavras positivas tendem a fazer você se sentir mais feliz e com mais energia. Você se sente motivado a dar passos em direção à realização dos seus objetivos. Em contraste, pensamentos e palavras negativas fazem com que você se sinta menos feliz e com menos energia. Tente de forma consciente cultivar uma atitude positiva, pois isso realmente faz a diferença!

Cuidado com os seus pensamentos; eles se tornam palavras.
Cuidado com as suas palavras; elas se tornam ações.
Cuidado com suas ações; elas se tornam hábitos.
Cuidado com os seus hábitos; eles se tornam caráter.
Cuidado com o seu caráter; ele se torna o seu destino.
-Provérbio chinês