Na primeira parte deste artigo, Julia identificou uma oportunidade no mercado, investiu seu tempo, energia e dinheiro para criar o seu próprio negócio. Sua visão de mercado, sua capacidade de organizar o funcionamento e as finanças de sua loja, sua habilidade para atender bem os seus clientes, sua sensibilidade e competência de através do seu negócio cuidar também de questões de sua comunidade (no caso dela o engajamento em campanhas para erradicação da fome e organização de uma horta comunitária), seu espírito empreendedor (que se manteve vibrante ao longo de sua jornada), atraindo capital de investidores, tudo isso constituiu algumas das regras de ouro do sucesso do empreendedorismo vistas na primeira parte deste artigo.
As regras de ouro aqui discutidas e tantas outras que aparecem nos artigos do Business Drops são fundamentais para que o enorme contingente de empreendedores tenha mais chances de sucesso. A relevância do empreendedorismo no Brasil e no mundo é tamanha, o que pode ser observado através dos números. Nos Estados Unidos, as pequenas empresas são responsáveis por metade de todos os novos produtos criados e elas empregam metade da força de trabalho da maior economia do mundo. Aqui no Brasil, segundo os dados do SEBRAE, de cada 100 brasileiros adultos, 36 estavam conduzindo alguma atividade empreendedora em 2017. Ainda de acordo com essa fonte, há cerca de 50 milhões de brasileiros empreendendo.
Gerando Valor a Partir de Recursos Escassos
Os números mostram que a ação dos empreendedores tem potencial de alto impacto na sociedade. Um empreendedor de sucesso pode criar empregos, produtos, serviços e riqueza. Isso tudo acontece quando o empreendedor faz boas escolhas sobre como usar recursos escassos. Recursos são coisas tais como tecido, madeira, alimentos, capital (dinheiro), máquinas, equipamentos, trabalho, imóveis, que os empreendedores podem usar para criar produtos e serviços. A maioria dos recursos é escassa, o que significa que a oferta disponível desses recursos é limitada. Como um empreendedor, seu objetivo é agregar valor aos recursos escassos.
Para ficar mais claro, digamos que você esteja vendendo biscoitos caseiros. Você compra manteiga, ovos, farinha, açúcar e outros ingredientes para fazer seus cookies. Esses ingredientes são seus recursos. Você espera que as pessoas gostem tanto de seus cookies que estarão dispostas a comprá-los por um preço que cubra o custo dos ingredientes e ainda lhe dê algum lucro.
Se os clientes comprarem seus cookies, gostarem e quiserem comprar mais, proporcionando-lhe mais lucros, é sinal de que você adicionou valor aos seus recursos. Os cookies valem mais do que os recursos que você usou para produzi-los. Se seus cookies não cairem no gosto da clientela, no entanto, e se os clientes não quiserem comprá-los mais, você tem que jogar os cookies fora. Você desperdiçou seus recursos escassos.
O lucro prova que você adicionou valor a recursos escassos
O lucro é determinado diretamente pelas escolhas que os empreendedores fazem sobre como usar recursos escassos. Digamos que seus biscoitos caseiros foram um sucesso na semana passada. Para lucrar mais, você pode decidir nesta semana comprar margarina em vez de manteiga porque a margarina é
mais barata. Aqui está o problema: seus cookies podem não ter um gosto tão bom quanto os que foram feitos na semana anterior com manteiga. Será que seus clientes irão notar e se incomodar com a diferença?
Esse tipo de decisão é chamado de trade-off. Você está abrindo mão de uma coisa (gosto) por outra (dinheiro). Se seus clientes não perceberem a mudança e continuarem comprando seus cookies, você fez uma boa escolha. Você conservou um recurso escasso (dinheiro) e aumentou seu lucro diminuindo seus custos. O aumento do lucro confirma que você fez a escolha certa.
Prejuízos provam que você subtraiu valor de recursos escassos
Mas e se seus clientes perceberem a mudança e comprarem menos cookies? Seu lucro diminuirá. A diminuição do lucro indica que você fez uma má escolha. O trade-off não valeu a pena.
Como você pode ver neste exemplo, o prejuízo também dá ao empreendedor informações valiosas. Se a manteiga é muito cara, você poderia procurar uma alternativa de manteiga mais saborosa ainda, para oferecer um diferencial a mais no sabor do seu cookie ou buscar um fornecedor que ofereça uma manteiga boa como a outra, porém mais barata. É assim que os empreendedores interpretam seus lucros e perdas, levando-os a obter sucesso. Não se envergonhe de seus prejuízos, pois eles fazem parte da vida de um empreendedor. Todo grande empreendedor teve prejuízos. A regra de ouro é aprenda com eles!
O fracasso é uma chance de começar de novo
O fracasso é algo inevitável no empreendedorismo. Alguns empreendedores famosos faliram, aprenderam e tiveram grande sucesso mais tarde. Henry Ford faliu duas vezes antes de fundar a Ford. Ele dizia que “o fracasso é uma chance de começar de novo de forma mais inteligente”.
Um novo negócio geralmente leva tempo para gerar lucro. No entanto, se um novo negócio dá prejuízo por um certo tempo e o empreendedor percebe riscos de não poder pagar as contas de seu empreendimento, a melhor decisão pode ser fechar o negócio. Um negócio que tem prejuízos ao ponto de não poder cobrir suas contas é insolvente. Fechar um negócio não é algo para se envergonhar, pois pode ser em determinados casos a melhor decisão que pode ser tomada.
Alguns empresários vão se esforçar muito para manter um negócio aberto, mesmo quando estão perdendo dinheiro. No entanto, se as vendas continuarem muito baixas, insuficientes para cobrir as despesas, a empresa acabará falindo. Um negócio vai à falência quando é declarado legalmente incapaz de pagar suas contas. Um tribunal pode forçar o dono do negócio a vender itens de valor de propriedade da empresa, tais como os móveis, computadores, ou mesmo imóveis (os chamados ativos da empresa), para levantar dinheiro para saldar as dívidas da empresa. Às vezes, até o patrimônio pessoal do proprietário é vendido e os proventos são dados aos credores, as pessoas para quem a empresa deve dinheiro.
O empreendedorismo é para você?
É recomendável que todos os empreendedores aprendam como criar e administrar uma pequena empresa. Entretanto, nem todo mundo tem o perfil adequado para se tornar um empreendedor. Administrar um negócio não é como trabalhar em um emprego das nove às cinco. Empreender significa muitas vezes ter dias de trabalho de vinte e quatro horas.
Ser seu próprio patrão pode ser emocionante em um minuto e aterrorizante nos próximos. Pode ser estressante ser financeiramente responsável pelo sucesso ou fracasso de sua empresa e pelos empregos dos seus funcionários. Se você dá mais valor à segurança financeira e estabilidade, melhor que você seja um empregado em vez de um empreendedor.
Um produto pode perder valor antes de mesmo de ser vendido, pode ser roubado, ou pode ficar muito tempo no estoque porque a demanda é baixa. Um bom produto pode não decolar porque os seus potenciais consumidores nunca ouviram falar dele. Os potenciais riscos e recompensas do empreendedorismo são altos.
"Certamente uma das regras de ouro do sucesso do empreendedorismo mais fundamentais é identificar o quanto antes se o candidato a empreendedor tem perfil para empreender"
Ao refletir sobre os prós e contras de ser um empreendedor, pense no que você quer vida e avalie se de fato você quer ser um deles.
Certamente uma das regras de ouro do sucesso do empreendedorismo mais fundamentais é identificar o quanto antes se o candidato a empreendedor tem perfil para empreender. Se você quer ser independente, trabalhar duro, construir sua própria fortuna e você não tem medo de assumir riscos ou até mesmo fracassar, o empreendedorismo pode ser para você. Isto é o que veremos no próximo e último artigo sobre as valiosas regras de ouro do sucesso do empreendedorismo.